terça-feira, 3 de setembro de 2013

Bendito fígado

De mais de um médico, ouvi que o maior perigo dessa quimioterapia protocolo ABDV é comprometer o fígado, os rins e o estômago. Para o estômago, temos o uso contínuo do omeprazol para ajudar. Para os rins, a ingestão de muito líquido, de 2 a 3 litros de água por dia. E para o fígado?
Uma velha amiga da família (não amiga velha) é médica e está sempre nos atualizando aqui em casa. Perguntei a ela o que eu poderia fazer para amenizar os danos que esses veneninhos causam ás partes saudáveis do meu organismo e ela foi se informar com um amigo dela, médico, especialista em medicina Ayurvédica (medicina indiana, muito antiga e sábia).
Foi aconselhado a ingestão diária de gengibre cru e chia. O gengibre ajuda a proteger o fígado, "pai dos rins", segundo o especialista e pra quem precisa de mais um argumento, ele possuí substâncias que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer.

Foto: Fabio Castelo / Reprodução da revista SAÚDE!
Já a semente de chia, que pode ser encontrada na forma de farinha, além de proteger e limpar o fígado e ser uma rica fonte de ômega 3, é anti inflamatória.

Fonte: http://blogdamimis.com.br/2013/02/06/a-chia-e-seus-beneficios/

Eu ando procurando fitoterápicos que sejam poderosos anti inflamatórios e anti bióticos, já que teoricamente o meu sistema imunológico não esta lá essas coisas. Mas antes de começar a consumir, sempre perguntem ao médico se ele é aconselhável durante o tratamento, não caiam nessa de que os fitoterápicos são inocentes. Afinal, existem plantas que em diversas situações se tornam tóxicas tóxicas e quase todos os remédios usados na medicina tradicional são sintetizados a partir das plantas (fito = planta).
É isso ai, essa dica vale para todos.
Beijos e boa sorte para nós!

Um comentário: