domingo, 15 de setembro de 2013

5/16

Olá!
Menos uma para o cronograma.
Foi excepcionalmente ruim esta aplicação, além do dia ter sido extremamente estressante - PET de manhã, atraso colossal na consulta antes do almoço e mais atraso pra quimioterapia - minhas veias enfraqueceram, as mais "calibrosas" que eu preferia para as aplicações pois não sentia tanta dor com a dacarbazina (depois de serem estouradas diversas vezes) desapareceram e então uma veia fina que foi usada para a aplicação inflamou e causou muita dor no braço inteirinho até mais de uma semana depois.
Na consulta, o médico me proibiu de ir viajar e visitar minha casa onde moro no interior de Santa Catarina por conta de possíveis intercorrências. Pela primeira vez eu chorei no consultório, o que deixou o médico confuso, já que nem no dia do diagnóstico de Linfoma de Hodgkin eu fiquei triste. Não que eu seja de ferro, mas no fundo já sabia que seria um diagnostico do tipo e depois de muita pesquisa, eu já estava conformada e sabia das altas chances de cura. Minha mãe pode confirmar: ela me contou do resultado da punção quando eu já estava de volta em São Paulo para a primeira consulta e eu só respondi - eu já sabia, mas tem cura.
Então, todo esse conjunto de fatores contribuíram para um recuperação mais chata da quinta sessão, pela primeira vez tomei um dramin, tive salivação excessiva por uns quatro dias seguidos, o que me dava enjoo e além de muita dor no braço. Aliás, é uma dor que não saberia definir, do ombro ás pontas dos dedos, nada muscular, parecia mais nos tendões, mas também não era bem isso. Como uma pressão tão forte que causa dor, mas em nenhum órgão que eu possa definir. De qualquer forma, melhorou depois de muitos analgésicos e tempo....
Por essas e por outras, decidi colocar o cateter permanente ou porte, um acesso interno que é colocado abaixo da clavícula e serve para facilitar as aplicações, já que é composto por uma superfície de silicone que é facilmente localizada e puncionada com uma agulha especial. Como ele é colocado dentro de uma artéria grande, a dor da dacarbazina não é tão intensa e nenhuma veia é desperdiçada. Além de evitar o sofrimento de ser furada diversas vezes só para começar a aplicação, depois de ser furada para fazer exame de sangue e PET.

Mas que venham as boas notícias, o resultado do meu primeiro PET de controle fooooi... ausência de atividade anormal de células!!! Sim, limpinho limpinho da Silva! Nenhum sinal visível dos tumores, que diga-se de passagem, eram vários. Então o tratamento continua, mas com maiores chances de cura. Terei mais informações depois da consulta, daqui a vinte dias.

Logo, eu queria agradecer profundamente à todos aqueles que me mandaram boas energias, bons pensamentos, palavras de apoio e carinho, pois tenho certeza que não teria tido um resultado tão satisfatório sem estes. Muito obrigada! Que lhes volte em dobro!
Volto com uma postagem mais específica sobre o exame chamado PET CT e sobre o Port-au-Cath (o porte ou acesso).
Um beijo e boa sorte para nós!







3 comentários:

  1. Oi Laura,

    O cateter vai ser teu amigo, você vai ver. Super tranquilo utiliza-lo. Já estou com o meu há 1 ano e 2 meses e nunca tive problemas. Nossos braços não merecem todo esse sofrimento.

    Quanto ao resultado do PET é de dar cambalhotas de alegria! Fico imensamente feliz por vc, fica até mais leve fazer as próximas quimios sabendo que estão fazendo o efeito esperado.

    Boa sorte pra gente!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Cintia, to com medinho desse cateter, mas sei que vai ser melhor... acredito em vc. Pq realmente, saudades de quando não sentia dor diária no braço!
      Nao sei bem o que significa esse resultado do PET, mas fiquei super feliz e vejo o dia que vou comemorar o seu tbm! As quimios agora sao o de menos, quero que o tempo passe leve, para todas nós.
      Um beijao!

      Excluir
  2. Laura, fico muito feliz por vc, agora é continuar mas com a certeza que está tudo segundo o Caminho certo.

    Um beijinho. Gigi

    ResponderExcluir