quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PET CT

Olá!
Como disse, vou postar sobre o famoso exame PET CT, para entendermos melhor o que é e porque é feito.
Nada melhor do que uma citação pra isso:

"O aparelho de PET/CT é formado pelo PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) acoplado a uma CT (Tomografia Computadorizada). Diferente de uma radiografia ou tomografia, cujo objetivo principal é visualizar a estrutura do corpo e assim identificar lesões; o PET é um exame funcional, isso quer dizer, ele tem o objetivo principal de identificar o funcionamento do corpo em nível molecular. A CT acoplada ao PET é utilizada para facilitar a localização dos achados evidenciados pelo PET.

Para que isso seja possível, são necessárias duas coisas:
a) substâncias marcadas que serão processadas pelo corpo e dessa maneira permitem avaliar seu funcionamento;
b) um aparelho que possa visualizar essas substâncias e a sua distribuição pelo corpo.

Isso pode ser feito através da marcação das substâncias com um isótopo radioativo, formando os radiofármacos. Esses radiofármacos são injetados no paciente e, após determinado tempo para distribuição no corpo, um aparelho (PET) consegue detectar a radiação liberada pelo radiofármaco e mostrar de onde vem essa radiação no corpo. Em outras palavras, o aparelho mostra como o radiofármaco se distribui no corpo.

O nome “Tomografia por Emissão de Pósitrons” se deve ao fato dos isótopos radioativos utilizados na marcação das substâncias emitirem partículas chamadas pósitrons. Essas partículas reagem rapidamente com outras presentes no corpo emitindo a radiação que é detectada pelo aparelho."

Fonte: http://www.medicina.ufmg.br/inct/cimol/?page_id=74

Fonte - http://www.cedimagem.com.br/novidades/petct
Ou seja, ele mostra os locais de atividade de proliferação celular intensas no nosso corpo. Essas locais incluem os tumores, já que as células cancerígenas são famosas por se reproduzirem mais rápido do que eu o normal. 
Existem algumas restrições para se fazer o exame, como um jejum de seis horas, apenas liberado a ingestão de água. Mas acho que isso deve ser informado com mais detalhes pelo seu hospital ou clínica, né?
Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário