Essa é uma das "restrições" para quem está fazendo quimioterapia. Deve-se evitar ao máximo qualquer coisa que possa causar infecção, como estar em locais aglomerados e sem ventilação, entrar em contato com pessoas doentes, comer carnes cruas, evitar entrar em contato com animais e evitar comer alimentos crus fora de casa. A questão dos alimentos e dos animais, pra mim, foram as mais cruéis. Aliás, foram as únicas cruéis, já que não gosto de locais aglomerados, tipo baladas, não como carne nenhuma ha um bom tempo e não gosto de entrar em contato com pessoas doentes... mas amo cachorros, gatos, coelhos, vacas, carneiros, caldo de cana, água de coco natural, sushi, saladas, sanduíches de padaria, sucos naturais, etc. Aliás, quando eu era criança e não tinha força para mastigar a cana para tomar o suco, dava para os cavalos de uma fazenda que ia de pequena para mastigarem para ai então, eu chupar o caldo. Hahahaha! Anticorpos são importantes.
De qualquer forma, essa restrição é para tomarmos cuidado e não para de deixarmos de consumir. Em casa, deve-se desinfetar tudo que seja cru, inclusive frutas, ou consumi-las sem casca. Mas a casca também é importante, então tirar um tempo a mais para desinfetar e lavar bem, vale a pena.
Eu ando sentindo muita, muita fome. E eu sempre comi muitos vegetais e continuo comendo, eles ajudam seu corpo que, pobrezinho, está sofrendo muito com os ataques da quimioterapia, que destrói não só as células cancerígenas, como as saudáveis também (isso explica a fome, o sono, a falta de defesa do corpo para com as infecções e a queda de cabelo).
Alimentos como cebola, alho, gengibre e verduras escuras, fortalecem o sistema imunológico (feito também daqueles neutrófilos que são necessários pra próxima quimioterapia acontecer). Assim como ingerir bastante líquido presente também em frutas e legumes, para que o rim não entupa de venenos e de remédios que se ficarem muito tempo no nosso corpo, podem comprometer órgãos que não tem nada a ver com a história e acabam sendo destruídos junto com as células malvadas.
Então deve-se investir em desinfetantes para alimentos, aqueles de gotinhas, que tem nos rótulos as dosagens e o tempo correto para limpeza, para se alimentar bem e evitar que além ficar careca, com a cara cheia de espinhas (ninguém me avisou que seria um efeito colateral... mas imaginei, já que os meus hormônios devem estar muito loucos e meus poros exalando toxinas) e pálida amarelada... gordona também. Hahahaha! Ai é muita sedução pra uma pessoa só.
Vou postar essa clássica "Pirâmide Alimentar" como lembrete. Vamos usar a cabeça para ajudar o resto do corpo, né?
Também perguntei á nutricionista sobre esses benditos neutrófilos que são os que mais sofrem nessa história, sobre o que eu poderia consumir para ajudá-los e ela me disse para reforçar o consumo de Ômega 3, 6 e 9 (Encontrados principalmente na carne de peixe [Cozida, gente!! Nada de carne crua.] e em óleo de linhaça).
É isso ai... se forem comer fora, comam em lugares confiáveis e optem por pratos quentes.
Beijos e boa sorte para nós!
Obs: amanhã é a primeira consulta com o médico depois de ter começado a quimio e depois de amanhã a terceira quimio. O médico vai terminar o estadiamento do Linfoma de Hodkgin, com o resultado da biopsia de medula óssea que saiu ("sem sinais de infiltração neoplásica" = negativo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário