domingo, 18 de agosto de 2013

3/16

Terceira aplicação, completa.
Foi bem chata, a enfermeira conseguiu estourar uma veia enorme e ótima no meu braço direito e acabou pegando uma pequena e na parte de dentro do braço, o que me impediu de relaxar, já que posição nenhuma e nem movimento nenhum passava desapercebido pelo cateter dolorido. O ultimo remédio foi uma tortura, duas horas de dor e ardência na pobre veia que está vermelha e dolorida até agora, mais de uma semana depois. Vivendo e aprendendo: veias na parte de dentro do braço, no más.
Os enjoos seguiram pelos quatro dias pós quimio, como sempre, mas nada que tenha precisado de remédio. A prisão de ventre também, como sempre, mas nada que tenha precisado de remédio.
Queda de cabelo agora é perceptível, mas nada de alarmante.
Psicológico abalado. Saudades da minha vida normal não sai da minha cabeça, acho que porque antes até acreditava que estava de férias, mas as férias acabaram e eu não vou voltar pra faculdade e nem pra vida que eu tanto gostava e tanto lutei pra conseguir. Me pego o tempo inteiro duvidando da cura, questionando como me cortar, envenenar e queimar, pode me curar de alguma coisa.
Me deparei com a aflição de perceber que nada depende de mim: um câncer de causa desconhecida, uma enfermeira que não me machuque, se vou sentir dor, se vou sentir cansaço, se vou dormir a noite, se tudo vai acabar no tempo previsto, se eu vou curar, se vou sentir enjoo, se vou ter cabelo até o final do mês...se, se e se.
Até aí, já tinha me conformado com esse fato... a origem de todo o nosso sofrimento é achar que alguma coisa depende da gente, quando isso é uma ilusão unanime da humanidade. Mas é que quando a gente tá cansada e dormir não resolve ou com saudades que não tem como saciar, tudo parece sem fim. Ilustra bem a frase de Lágrimas, do Racionais Mcs: "pensamentos maus vem, pensamentos bons vai, me ajude... sozinho penso merda pá carai".
O que está me salvando no momento são os meus amigos, que me ajudam a esquecer do que está acontecendo e um livro maravilhoso que minha tia muito querida me emprestou: Barba Ensopada de Sangue do Daniel Galera. Uma dica pra quem está com problemas demais pra cabeça de menos: leiam, porque a história dos outros é sempre melhor do que a nossa. Fugir da nossa realidade em um livro é muito mais intenso do que assistindo um filme.
A boa notícia da semana foi que minha menstruação desceu, sinal de que o meu sistema reprodutor está em ordem e eu não entrei na menopausa. Hehehe! Olha só a preocupação surreal...
É isso ai. Sexta que vem espero poder fazer a quarta sessão em paz e agora vou rezar para uma boa enfermeira me atender.
Desculpem o pessimismo, mas nada teve a ver com os efeitos colaterais ou com os remédios, isso anda em paz e melhor do que o esperado.
Beijos e boa sorte para nós!

7 comentários:

  1. Oi Laura,

    Agora também estou aqui a acompanhar a sua história. Conheço bem cada sentimento desse que você relata nos seus post's. Principalmente essa ideia enganosa de que controlamos as coisas, no fundo não mandamos em nada, rs.
    Fique feliz em saber que não é só você que pensa merda pá carai. Você não tem noção das coisas que passam pela minha cabeça, rs.
    Mas eu tento afastar esses pensamentos, é um exercício constante de reprogramar os pensamentos, acredito que com o tempo esse exercício será automático. Por enquanto, preciso me concentrar para isso. Quando penso "será que vou ter que fazer TMO?", mudo o pensamento para "estou saudável, me sinto plena e estou feliz." Funciona por 5 segundos. Depois eu refaço, rs.
    Ler é uma alternativa ótima! Incluse sábado comprei um novo livro, uma amiga me disse que é uma ótima história, daquelas que nem temos vontade de parar de ler.

    Enfim, vamos um minuto de cada vez, pq o dia é muito longo, rs.

    Bjos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exercitar a mente cansa mais do que exercitar o corpo, né? Mas a gente consegue vencer essas aflições com afirmações positivas, assim com vc tá fazendo. Me emprestaram um livro de auto ajuda desses, de uma moça que passou por um câncer de vagina e quando se curou, fez um estudo sobre as causas psicossomáticas de cada tipo de doença crônica e a como acelerar a cura com afirmações do tipo "me sinto plena e feliz!". Vou fazer uma postagem mais detalhada! Pra quem acredita ou está precisando, ajuda muito.
      Eu não entendo muito não, Cintia... mas acho que vc não vai ter que fazer TMO, principalmente pq sua medula está limpa, não? Vi um caso de uma moça que aconteceu a mesma coisa que vc, ai ela fez mais algumas sessões e foi liberada, sem mais retorno. Meu, que loucura, não?
      Vamos conseguir, tanta gente consegue e já "ganhamos na loteria" uma vez. Chega, né? Agora estamos do lado mais provável da estatistica, mais de 80% de cura. E não nos 20% de retorno em cinco anos.
      Beijão!! Boa sorte para nós!

      Excluir
  2. Oi laura,

    estou adorando seu blog, sua história, bem como a da Cintia, me tem feito reviver muitos momentos do que passei.

    Pois é essa coisa de descobrirmos que não controlamos nada é assim um murro no estomago, é um ensinamento que vai ficar.Ainda hoje me lembro disso todos os dias. Temos a vã ilusão de que contolamos nossas vidas, mas não é verdade.

    O máximo que podemos fazer depois de descobrir essa verdade é tentar aceitar viver de novo jeito e para nós mulheres modernas acostumadas a controlar tudo (ilusão) é meio dificil, mas com o tempo a gente se acostuma. Mas voce pode decidir ser feliz, perdoar, amar, lutar pelo que quer e ainda pode escolher amigos, e o que quer almoçar, ainda assim tem muita escoha.

    Mas a melhor escolha e mais dificl é a de lutar, eu quero lutar mesmo perante as dificuldades e apesar de todos os pensamentos que me passam pela cabeça, muitos deles muito loucos e pouco positivos (isso é super normal e comum em pessoas que passam o que estamos passando)aí estamos nós na batalha.

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito duro encarar essa realidade, né? Que além de não controlarmos nada, de nada depender 100% da gente, ninguém pode estar no nosso lugar. A luta é nossa e lutamos sozinhos. O importante é não se revoltar, pois ninguém tem culpa.
      Mas tento me lembrar sempre que quanto antes entendermos e aceitarmos isso, menos vamos sofrer pelo resto da vida. Com ou sem câncer, a vida é assim. Sacanagem foi ter que encarar tudo isso ao mesmo tempo... mas paciência é a unica coisa que vai ajudar.
      Gigi, não consigo acessar seu blog pelo link que vc me passou! Mas estou curiosa, quero saber da sua história. Torcer ou comemorar por vc! =]
      Beijão! Boa sorte para nós!

      Excluir
  3. oi, meu nome é Francielle, eu também tenho uma história parecida com a sua, meu pesadelo pior q é o tratamento, já passou, exatamente dia 22-08 foi a última sessão de rádio após 6 ciclos de quimio, e aqui estou eu ótima, vivendo a minha vida como antes, ou melhor. me adicione ao face, pois eu estou atrasada com o meu blog, he, he, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nossa, não vejo a hora de poder dizer que meu pesadelo tambem passou. Vou te adicionar sim. Um beijao!

      Excluir
  4. face: franciellegoulart01@hotmail.com

    ResponderExcluir