Prometi colocar uma foto do meu port e mais algumas informações para quem tem curiosidade aqui e vou cumprir. Aqui está!
Nessa "bolinha" entra o remédio por meio de uma agulha especial (Huber) este segue pelo "caninho" que sobe pela clavícula e entra em uma artéria de grande calibre. |
Ele me ajudou muuuito! Infinitamente...pois como se já não bastassem os efeitos da pós quimio, a própria aplicação era uma tortura: depois de um tempo ficou difícil encontrar veias com calibre o suficiente para a medicação não machucar, o que fazia com que duas picadas (exame de sangue e aplicação) virassem quatro, até cinco picadas, desaparecendo com as últimas sobreviventes. Além disso, duas vezes tive dores horríveis nas juntas dos braços, além das manchas amarelas e roxas que ficavam no local da agulhada e sinto até hoje sensibilidade nos mesmos lugares
Bom, ele se tornou meu amigo feio. Por que ele é feio e dá muito aflição de encostar! Até na hora de tomar banho, evito passar a mão nele. De qualquer forma... os benefícios superaram a estética. =P
Ele não traz restrições: pode virar de ponta cabeça, entrar na água, puxar peso... tudo que se tem direito. O único incomodo mesmo é a manutenção.
Ganhei um manual e vou citar uma parte relevante:
"1. Usar luvas para apalpação e localização da câmera implantada. 2. Manter a câmara entre dois dedos. 3. Inserir/punsionar a câmara no centro, perpendicularmente. 4. Assegure-se de atingir o fundo da câmara, cerca de 10mm, sob a pele. 5. Ao final do procedimento, lavar o sistema com soro fisiológico e heparinizar conforme protocolo. 6. Em caso de obstrução contate médico responsável. Lave e heparinize a cada 30/60 dias ou seguir protocolo."
Ou seja, pelo menos uma vez por mês, deve-se limpar o sistema com soro ou heparina, dependendo do cateter, até a remoção dele. Chatinho, né? Mas, acredite, melhor do que conviver com mais agulhas do que o necessário.
Ahn! Não dói NADA para furar, depois de algumas furadas. Nas primeiras confesso que doeu mais do que a furada no braço, mas acho que só nas duas primeiras. Hahaha! É sério, depois de um tempo de uso, cria-se como um calo encima da "bolinha" e fica insensível. E além disso, uns 40 minutos antes, você pode aplicar xilocaína no local para amenizar a dor.
Então é isso... beijos e boa sorte para nós!
Ahhhh o meu é mais pra cima, pertinho do osso da clavícula, rs.
ResponderExcluirEle ajuda muitooooo mesmo!
Bjos =)
Eu vi! O da Flávia, da pág. Quimioterapia e Beleza, é bem na axila. Acho que isso varia bastante, né?
ExcluirBeijão!