quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Exames de controle e retirada do cateter

E aí!
Só boas novas dessa vez. Passei de novo com a médica nova, que descobri lendo a ficha que é especialista em transplante de medula óssea, apenas com um hemograma completo, VHS e alguns sobre ferro no sangue. Ela me apalpou procurando por nódulos no pescoço, nas "saboneteiras" ou cervical (hehehe!), nas axilas (puuuta merda que CÓCEGA!), no abdome e nas virilhas. Bom, depois de eu rir muito, nada foi encontrado, exames todos normais, tudo certo.
Fui liberada pra voltar só a cada seis meses agora! Aaaah! Que alivio, não perder mais provas, não deixar de começar as coisas pq sabia que teria parar em 3 meses ou menos, não perder mais aulas. Maravilha! Ah, pra quem não sabe do que estou falando, eu estudo em Santa Catarina e me trato em São Paulo, logo é uma viagem de 12 h com estadia de 1 semana, entre fazer exames, sair resultados e passar no médico. A cidade onde moro lá no sul não tem nada, nem clinicas decentes, nem laboratórios, apenas um hospital que morro de medo de ter que usar. Vou contar uma sobre aquele lugar: sempre limpei meu cateter em uma clinica oncológica em uma cidade vizinha (há 80km, chamada Lages), até que na ultima limpeza me enfezei de pegar estrada e perder o dia todo nessa, e resolvi limpar no hospital. Cheguei lá e disseram que faziam, aliás tinham mais 3 pacientes que faziam esse procedimento por lá. Primeiro tive que convencer o enfermeiro de que o meu cateter não se higieniza com heparina, mas sim com soro. Convencido, ele ligou pra não sei quem pra saber qual era o meu cateter e como fazer a limpeza. Como eu ouvi a ligação, já fiquei com o pé atrás, não queria mais fazer. Resumindo, fiz pq já estava lá, paguei R$25 reais de materiais e saí com a informação de que estava entupido: não entrava soro e nem saía sangue. EU sabia que agulha estava errada, mas ele me garantiu que já tinha feito em outros e que tinha funcionado.
Cheguei em São Paulo e fui para o AC Camargo me consultar com a oncohemato, com a vascular para retirada de cateter e com a enfermagem pra ver o meu cateter. Limpei-o normalmente, não tinha nada errado com ele, aquele enfermeiro simplesmente fez o que quis. Imagina se tivesse danificado o silicone com uma agulha qualquer? Ou dado alguma infecção? Fiquei revoltada. Primeira coisa que eu vou fazer chegando lá é ir no hospital e reclamar. Que falta de responsabilidade.
A parte boa é que eu ia retirar de qualquer forma, já passei na anestesista com os exames de sangue, eletrocardiograma e imagem do tórax, tudo pronto pra retirada na sexta feira!
Imagino que eu não vá escrever aqui de novo logo depois, então vou contar como me disseram que é: 8 horas de jejum, anestesia local e sedação, menos de uma hora de cirurgia, incisão apenas na mesma cicatriz da parte injetável do cateter pra "puxar" o caninho pra fora. Curativo adesivo impermeável fica ali por uma semana e depois eu posso tirar. Nada de tirar pontos ou refazer o curativo. Curti muito, pq morro de aflição.

Enfim, acho que isso é tudo.
Um abraço pra gente, vai dar tudo certo. Adeus amigo cateter!

7 comentários:

  1. Laura, fiquei feliz que vc está livre, estou indo pra décima primeira químio e graças a Deus ta acabando, tbm fiz um bog pois sei que ajuda muito quem está passando por isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Laura, fiquei feliz que vc está livre, estou indo pra décima primeira químio e graças a Deus ta acabando, tbm fiz um bog pois sei que ajuda muito quem está passando por isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz por ti! E fico sobretudo esperançosa que corra tudo bem para mim tb! Beijinhos de Portugal

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz por ti! E fico sobretudo esperançosa que corra tudo bem para mim tb! Beijinhos de Portugal

    ResponderExcluir
  5. Aee Lau que lindo o jeito que você escreve, obrigado por compartilhar sua coragem e sabedoria através desse blog, continua escrevendo ! "E eu vim pra esse mundo, pa espaiá alegria, e eu vim pa esse mundo pa espaiá!".. lá lá lá
    Beijos

    Lucas

    ResponderExcluir
  6. Lauraaa que lindas suas postAgens.. Estou indo pra 9 aplicação, tá dando tudo certo.. Graças à Deus ^^
    Felicidades pra vc ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Camila! Vc vai fazer quantas aplicações?
      Vai dar tudo certo, tem que dar. Fique bem!
      Beijão e boa sorte para nós!

      Excluir